- Madalena Bento de Mello
“ DIÁLOGOS com MONET “
Exposição individual " Diálogos com Monet ".
Universidade Cândido Mendes Nova Friburgo, Rio de Janeiro, agosto e setembro de 2016.
Artista plástica Madalena Bento de Mello
Madalena Bento de Mello é uma artista que busca no seu processo artístico a mais pura verdade do ser que encontra na fatura da pintura a sua expressão máxima .
Tem no gestual, no ato de pintar, uma pulsão que faz com que seu corpo entre em total sintonia com suas telas.
O encontro com Monet se faz quando mergulha em suas cores , matizes e superfícies. Ao contrário de Monet, Madalena só usa a espátula como ferramenta-amiga para se comunicar com suas telas. Grupos de espatuladas reverberam diferentes camadas de tinta, fazendo aparecer movimentos e curvas numa tela branca sem nenhum vestígio de cor ou impressão.
Existe uma constância do amarelo que sempre se faz presente, uma alusão à luz a ser palpada como os impressionistas assim o faziam.A identificação então se faz presente com o grande Mestre da Arte, Monet, neste ato tão sublime e particular.
A imaterialidade é capturada e colocada dentro de suas telas como resposta à energia de que é feita ( ou de que todos somos feitos ... )
Madalena levanta questões e indagações sobre nossa “presença “ enquanto seres espirituais, uma alusão a sermos “consciência sem pensamento “.
O resultado do trabalho apresentado é um discurso amoroso – pictórico que nos faz mergulhar em seu belo universo instigante e poético.
A padronagem de suas pinturas são delicadas, sutis e harmoniosas, pois com profunda leveza Madalena “ silencia a mente e escuta seu ser interno “,
fazendo com que “ a mente ajude a colocar a forma no in-forme “.
Eis um exercício instigante, filosófico e de uma beleza ímpar ...
Marília Jaci

Marília Jaci - artista visual; curadora independente; bacharel em pintura pela EBA, UFRJ; licenciatura em Artes Visuais pela UFRJ; pós –graduada em Teoria da Arte, fundamentos e práticas artísticas pela UERJ ; diretora do Foccus Artes Visuais .